Abandono em Deus

  1. As inquietações, tenhamos claro em nossa mente, são sempre da "parte do demônio". Renovemos o espírito a cada momento e descansemos na misericórdia do Senhor, que absorve todas as debilidade de nossa natureza enferma.
  2. Lhe direi unicamente que reafirme a cada momento a confiança no bom Deus, e fique seguro, por que às vezes ele nos nega os consolos do espírito, mas não nos retira a resignação à sua vontade, que é a raiz de todo nosso mérito.
  3. Coragem! Abaixa a cabeça e segue em frente.
  4. Bendito seja Deus que faz fecundar os campos... e seja duas vezes bendito quando castigando os pecados, desperta também nos corações a fé e a piedade.
  5. Chegar a um povoado no momento em que uma terrível flagelo (o granizo) detrói as melhores esperanças e ver no rostos as imagens da resignação cristã e encontrar vontades dobrada à vontade do Senhor e os corações abertos a esperanças imortais... Oh espetáculo comovedor e cheio de edificação.
  6. Seja dócil às inspiraçõs do Espírito Santo, deixando-se conduzir por Ele em todas as coisas. diga ao Senhor: "Eu sou todo teu e não tenho outro desejo senão de que se cumpra tua santa vontade, ainda que a custa de sacrifícios, e privado de consolos, também cheio de aflições; estou pronto para tudo, ó Senhor: faze de mim o que quizeres".
  7. Deus vela sobre nós com a mais terna solicitude.
  8. O abandono total na Providência constitui o mais alto grau da perfeição.