União com Deus

  1. Os do mundo se desejam muitos anos de vida, nosso voto seja este de viver em Jesus Cristo: sim, vivamos nEle e com Ele.
  2. Devemos sentir uma grande alegria porque podemos ter sempre Jesus conosco; mas devemos ter também um saudável temor porque podemos perdê-lo pelo pecado.
  3. Imensas são as vantagens de que obtém da união com Deus no santo recolhimento. Vejam a Jesus, Maria e José, os três maiores personagens que já viveram nesta terra. Que faziam eles em Nazaré? Nada de grande e extraordinário aparentemente; n'ao realizavam senão ocupações humildes e ordinárias, próprias de uma família trabalhadora. Mas estando eles animados pelo espírito de oração e de união Deus todas as suas ações assumiam um valor e esplendor imenso aos olhos do céu. Não se trata pois de fazer ações extraordinárias, senão se fazer em cada coisa a vontade de Deus. Sejam pequenos ou grandes os trabalhos que nos foram confiados, basta que os façamos por obediência à vontade de Deus e conseguiremos por eles grandes méritos.
  4. Imitemos a Maria Santíssima e a São José, tão escondidos e tão interiores: eles que tanto admiravam e imitavam a Jesus.
  5. Imitemos a São Francisco de Sales: mesmo que estivesse muito ocupado, estava sempre sereno e tranqüilo: mesmo quando só em seu quarto ele era sempre muito modesto, porque se conservava sempre na presença de Deus.
  6. Vivamos da fé, como deve viver o justo: sempre na presença do Senhor.
  7. Peçamos a São José o recolhimento e a união com Deus.
  8. Quando o espírito etá unida a Desus espiritualiza também o corpo.